Caracterização Das Dimensões de Observação
Existem 4 dimensões de observação:
- Instrução
- Organização/Gestão
- Clima Relacional
- Disciplina
Instrução:
- Informação Inicial;
- Instrução
- Conclusão
Informação Inicial:
O professor transmite aos alunos uma informação clara, sucinta e geral dos objectivos, situações de aprendizagem, estrutura e organização da aula. Identifica as possiveis relações desta aula com as aprendizagens anteriores.
- Começar na hora exacta;
- Os alunos devem saber com antecedencia o local da aula;
- Verificar rapidamente as presenças;
- Comunicar a informação consumindo o minimo de tempo possivel:
Instrução:
O Professor transmite aos alunos sobre a matéria de ensino, tendo como referência os objectivos de aprendizagem.
Estrutura e comunicação de forma a promover uma actividade cognitiva adequada e significativa para os alunos.
Utiliza os meios de comunicação que favorecem e ajudam os alunos a acompanhar, compreender e assimilar a mensagem.
- Deve garantir a qualidade e pertinência da instrução;
- Diminuir o tempo de exposição da informação;
- Adequação da Línguagem;
- Reformulação da informação quando necessário;
Conclusão:
O Professor faz um síntese das aprendizagens realizadas na aulas, identificando e reforçando os conteudos fundamentais da aula.
Analisam-se as principais dificuldades detectadas, relacionando as aprendizagens com os objectivos seleccionados. Faz-se a extensão da matéria articulando-a com as aprendizagens que se seguem.
Organização/Gestão:
- O Professor organiza as actividades da aula, gerindo a formação dos grupos;
- A transição dos alunos nas situações de aprendizagem;
- Arrumação de equipamentos;
- Os momentos de interrupção e inicio da actividade dos alunos, consumindo pouco tempo de aula e recorrendo preferencialmente a estratégias de gestão positivas.
Principios Fundamentais:
- Diminuir os tempos de transição;
- Gerir com ritmo, dinamismo e entusiasmo o fluxo das actividades;
- Dar instruções de porganização claras e precisas;
- Estruturar as rotinas de aula.
Clima/Disciplina
O Professor regula a actividade de forma a obter elevados índices de envolvimento dos alunos nas situações de ensino, proporcionando um clima relacional positivo e garantido as condições favoráveis de aprendizagens.
Disciplina Principios Fundamentais:
- Definir com clareza as regras da aula;
- Motivar o comportamento apropriado com interacções positivas;
- Variar os métodos de interacção;
- Ignorar quando possivel o comportamento inadequado;
- Usar estratégias de castigo especificas e eficazes.
Clima Principios Fundamentais:
- Acompanhamento frequente e atento do trabalho dos alunos;
- Valorização da prestação dos alunos;
- Aperfeiçoamento do Feed-Back pedagógico;
- Aumentar e diversificar os Feed-Backs, priveligiando os postivos.