Caracterização Das Dimensões de Observação

 
Existem 4 dimensões de observação:
  1. Instrução
  2. Organização/Gestão
  3. Clima Relacional
  4. Disciplina
 

Instrução:

  • Informação Inicial;
  • Instrução
  • Conclusão
Informação Inicial:
    O professor transmite aos alunos uma informação clara, sucinta e geral dos objectivos, situações de aprendizagem, estrutura e organização da aula. Identifica as possiveis relações desta aula com as aprendizagens anteriores.
 
  • Começar na hora exacta;
  • Os alunos devem saber com antecedencia o local da aula;
  • Verificar rapidamente as presenças;
  • Comunicar a informação consumindo o minimo de tempo possivel:
Instrução:
    O Professor transmite aos alunos sobre a matéria de ensino, tendo como referência os objectivos de aprendizagem.
    Estrutura e comunicação de forma a promover uma actividade cognitiva adequada e significativa para os alunos.
    Utiliza os meios de comunicação que favorecem e ajudam os alunos a acompanhar, compreender e assimilar a mensagem.
  • Deve garantir a qualidade e pertinência da instrução;
  • Diminuir o tempo de exposição da informação;
  • Adequação da Línguagem;
  • Reformulação da informação quando necessário;
Conclusão:
    O Professor faz um síntese das aprendizagens realizadas na aulas, identificando e reforçando os conteudos fundamentais da aula.
    Analisam-se as principais dificuldades detectadas, relacionando as aprendizagens com os objectivos seleccionados. Faz-se a extensão da matéria articulando-a com as aprendizagens que se seguem.
 

Organização/Gestão:

  • O Professor organiza as actividades da aula, gerindo a formação dos grupos;
  • A transição dos alunos nas situações de aprendizagem;
  • Arrumação de equipamentos;
  • Os momentos de interrupção e inicio da actividade dos alunos, consumindo pouco tempo de aula e recorrendo preferencialmente a estratégias de gestão positivas.
Principios Fundamentais:
  • Diminuir os tempos de transição;
  • Gerir com ritmo, dinamismo e entusiasmo o fluxo das actividades;
  • Dar instruções de porganização claras e precisas;
  • Estruturar as rotinas de aula.

Clima/Disciplina

 
    O Professor regula a actividade de forma a obter elevados índices de envolvimento dos alunos nas situações de ensino, proporcionando um clima relacional positivo e garantido as condições favoráveis de aprendizagens.
 
Disciplina Principios Fundamentais:
  • Definir com clareza as regras da aula;
  • Motivar o comportamento apropriado com interacções positivas;
  • Variar os métodos de interacção;
  • Ignorar quando possivel o comportamento inadequado;
  • Usar estratégias de castigo especificas e eficazes.
Clima Principios Fundamentais:
  • Acompanhamento frequente e atento do trabalho dos alunos;
  • Valorização da prestação dos alunos;
  • Aperfeiçoamento do Feed-Back pedagógico;
  • Aumentar e diversificar os Feed-Backs, priveligiando os postivos.