Teorias Currículo Escolar

Teorias Centradas na Visão Marxista (Económica e Política)

Responsabilizavam o "status quo" pelas desigualdades e injustiças sociais (visão Marxista da sociedade - critica radical as sociedades capitalistas)
 

Althusser

Filósofo Francês, sustentou que a escola é uma forma utilizada pelo capitalismo para manter a sua ideologia, pois atinge toda a população por um longo periodo de tempo.
    Pelo currículo, ainda na perspectiva de Althusser, a ideologia dominante transmite os seus principios, por meio das disciplinas e conteúdos que reproduzem os seus interesses (capitalismo - onde as familias/classes menos favorecidas são dominadas).
    As escolas reproduzem os aspectos necessários para a sociedade capitalista: trabalhadores adequados para cada necessidade nos locias de trabalho, líderes para cargos de chefia e líderes obedientes e subordinados para os cargos de de produção.
 

Bourdieu e Passeron 

Os sociólogos Bourdieu e Passeron, desenvolveram uma critica sobre a educação afastando-se um pouco das análises Marxistas. Propuseram que a reprodução social é "realizada" através da cultura, ou seja, que pela transmissão da cultura dominante fica garantida a sua  hegemonia . Que o que tem valor é a cultura dominante, onde os seus valores, gostos, custumes e hábitos passam a ser considerados a "cultura", desprezando os costumes e valores das classes dominadas.
 

Apple

Visão estrutural e relacional do currículo: relação entre educação, cultura e economia.
 

Giroud

Currículo reproduz as desigualdades e injustiças sociais; desenvolve a relação pedagógica do currìculo.
 

Paulo Freire

Analisa a educação e o currículo sobre uma forte perspectiva pedagógica (grande relação entre educador e educando);
- a cultura popula deve fazer parte do mesmo - aplicada sobretudo na educação de adultos.
 
 
 
 
 

Fenomenologia:

Centra-se na pessoa, na sua experiência.

Hermenêutica:

Dimensão Formativa e autotransformativa (interprativo)