Instrumentos Pedagógicos

 

Projecto Educativo

    Estabelece metas prevendo parcerias e tendo em conta os recursos disponiveis (materiais, humanos, financeiros)
    Define as políticas educativas para determinada comunidade educativa.
    Linha orientadora comun, de onde partem os vários projectos existentes na escola, tais como: formação do pessoal docente e não docente, orientações administrativas, organização curricular, ofertas da escola.
 

Projecto Curricular de Escola/Agrupamento

    A ideia do projecto curricular parte da convicção que:
Uma escola de sucesso, para todos os elementos da comunidade escolar, e onde se pretende um desenvolvimento de aprendizagens eloquentes, passa pela reedificação do curriculo nacional, de modo, a ter em conta as situações e caracteristicas  dos contextos onde ele se vai realizar.
    Zabala (1991) define P.C.E. como um "Conjunto de decisões articuladas, partilhadas pela equipa docente de uma escola, tendentes a dotar de maior coêrencia a sua actuação, concretizando as orientações curriculares de âmbito nacional em propostas globais de intervenção pedagógico-didáctica adequadas a um contexto específico".
    P.C.E. descreve um esboço organizativo de concretização do curriculo de uma escola (curriculo local).
 

Projecto Curricular de Turma

    Corresponde ás especificidades da turma e deverá permitir um nível de articulação que só as situações reais tornariam possivel concretizar (articulação de conteudos e competências entre todas as disciplinas e professor da turma).
    P.C.T. é adequado ao grupo concreto de alunos da turma, com a " consubstânciação de diferenciação pedagógica", realizada pelo Conselho de Turma que, para isso, fará a "caracterização da turma" e a avaliação das situações de aprendizagem adquiridas.